quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Halloween. Validade, Importância e Realidade de uma Celebração.

Como a ignorância histórica deturpa os próprios significados religiosos de pessoas religiosas. 


E que tanto de gente religiosa esconjurando o Halloween é esse? Entregando a data às bruxas, ao misticismo politeísta e invocador de espíritos diversos? Tudo bem que as abóboras, os morcegos, os diabos e as bruxas não se parecem ícones cristãos. Mas pire nisso que vou te dizer: o Halloween é sim uma festa CRISTÃ.

Antes de continuar nesse assunto, fica a bronca para esse rebanho de pessoas que tem a coragem professar aquela que é uma das poucas fés históricas do planeta e que não sabe (nem faz questão de saber) nada de História. Lembre-se você que religiões, filosofias e caminhos podem ser vários e não necessariamente História é uma coisa importante para eles. Mas para a fé cristã, a História é absolutamente essencial. Não sou historiador e estou longe disso, mas não nos resta a ignorância como opção, por deliberada escolha (particularmente em matéria da nossa própria história). Nosso caminho adiante é esse: conhecer, analisar, meditar, orar, buscar. Diferentemente de outras que pregam caminhos sem nexo temporal com a história do Homem, a cosmovisão cristã é NECESSARIAMENTE histórica: numa concepção que pode ser vista em certo sentido como linear (eu disse em certo sentido), afirmamos o início e o fim de todas as coisas, dizemos sobre o desenvolvimento do Universo e da Vida, a formação das civilizações, como algumas pessoas no passado andaram na Vida e na Luz, de como DEUS se revelou a alguns indivíduos desde os primórdios e como vem se revelando a alguns de nós nos seus diferentes sistemas políticos e econômicos, caminhando para um desfecho final. Nossa fé não só é historicamente construída (de uma prática e compreensão para além do pontual e nada atemporais) como é historicamente que deve ser entendida, historicamente transformadora, na certeza e na esperança de que a fé cristã (a verdadeira) será ratificada e vindicada no decorrer e ao final da História. Me diga, de onde foi que uma fé de bases históricas como essa teve seu nome roubado por pessoas e movimentos dissociados da análise e da compreensão histórica? Hein?


Recado dado, agora é hora de explicações. Como já aqui dito, precisaremos da História para tratar desse assunto. Tomando a etimologia da palavra, vamos contrariar alegadas versões que conectam o Halloween aos supostos druidas e explicar o conteúdo histórico cristão da festa. De antemão preciso dizer que essa explicação é um alargador do conhecimento e não uma justificativa para tudo o que se faz ou que foi feito nos Halloweens da vida ou negando elementos que são de outras incorporações culturais, evidentemente.
O nome Halloween é a forma contrata do inglês para “All Hallows’ Eve”. A palavra Eve significa véspera. É por isso que na noite de 24 de dezembro temos “Christmas’ Eve” (a Véspera do Natal). E qual é essa de véspera? A ideia cultural de atentar para uma véspera é a de valorizar um estado de apreensão, uma excitação prévia, o prenúncio de um dia glorioso, decisivo ou importante. A noite do 31 de outubro é uma noite apreensiva porque anuncia a chegada de um dia/acontecimento importante.
Continuando na etimologia, temos também a palavra Hallow. O verbo “to hallow” significa santificar ou tornar santo e a palavra isolada “hallow” é o adjetivo: santo. Suas conexões com o termo Holy podem ser percebidas por qualquer que pronuncie as duas palavras em sequência: Hallow e Holy, sendo sinônimos, significam isso mesmo: “Santo”. Como holy é o vocábulo mais conhecido, aparecendo nos termos “holy bible”, “holy SPIRIT”, hallow ficou um pouco de lado do nosso contato aqui no mundo da língua portuguesa, mais afeito ao usual, ao corrente da língua inglesa. Eu poderia ir mais fundo nesses desvios etimológicos e debandar para o que se tornou maldoso uso de uma palavra próxima dessas duas, tal como pelo Führer na expressão “Heil” Hitler. Longa história, essa fica pra depois.
Encerrando esse papo de etimologia, o que tiramos desse quebra-cabeça então?? O que é mesmo afinal de contas a tradução para Halloween (All Hallows’ Eve)?? O resultado final e surpreendente é esse (pire!!): All Hallows’ Eve significa “A VÉSPERA DE TODOS OS SANTOS”.
O dia de todos os santos é uma data que remonta ao século IV segundo alguns e a data teria sido fixada em 1º de novembro por volta do século VIII.
Mas e então?? O que uma noite de bruxas, diabos, morcegos e forças escuras têm a ver com algo santo ou dos santos?? Quem são esses santos?? Por que essas figuras não foram repelidas e por que aparecem justo numa véspera, que é nada mais nada menos do que a véspera do dia de todos os santos???
Pois bem, a explicação é essa: A Véspera e o Dia de Todos os Santos apontam para a vitória do Apocalipse. Neste livro, vemos a história da humanidade ser destrinchada, no alongamento dos 7 selos, das 7 trombetas e por fim as 7 taças de DEUS. Vemos a reunião da humanidade para o combate de Armageddon, a sedução final das nações, a iniquidade humana atingir a medida máxima da sua expressão, DEUS, a Luz e Sua Palavra serem ampla e cabalmente questionados e então, os Santos (os homens escolhidos de DEUS) de todas as gerações, de todos os povos, tribos, nacionalidades e épocas, toda a extensão dos remidos liderados pelo Cordeiro, pelo Verbo de DEUS, pela Palavra Criadora do Universo entrarem para o combate final com os anjos caídos, enquanto um julgamento é procedido em relação a estes e à humanidade em rebelião contra DEUS. É a vitória plena da justiça e dos escolhidos e o cumprimento da Salvação.

Acontece que, antes da batalha final e do grande dia aonde TODOS os santos vencerão, quando a injustiça, a maldade, a opressão acabarem de vez, haverá uma última reunião de forças dos que opõem a DEUS:
“demônios que operam sinais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia de DEUS TODO-PODEROSO (...) E eles os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedon.”
No entanto, os santos hão de prevalecer, porque mesmo sendo faltos e pecadores, vieram à resolução de seus pecados pelo sacrifício feito por YESHUA na cruz e é nos méritos dEle que possuem as armas diárias e cósmicas para vencer o mal:
“O dragão e seus anjos batalhavam. Mas não puderam prevalecer e nunca mais se achou o lugar que no céu era deles. E foi precipitado o grande dragão, o qual não é outro senão a antiga Serpente, e que se chama diabo e satanás, o enganador das nações, e seus anjos foram precipitados com ele.
Uma grande voz percorria os céus e dizia: ‘Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso DEUS, e a autoridade do Seu CRISTO, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, aquele que diante do nosso DEUS os acusava dia e noite’.
João explica a base da salvação dos santos e de sua vitória cósmica e diária:
“Eles, pois, o venceram por causa do SANGUE DO CORDEIRO e pela PALAVRA DO TESTEMUNHO que deram, porque mesmo em face da morte não amaram a própria vida.”


Assim, fica fácil entender o Halloween (ou a Véspera de Todos os Santos): ela é uma explicação do ajuntamento e da resistência (que há de ir até o final) dos inimigos da Luz, mas que não podem deter a chegada do grande dia (representado pelo 1º de novembro), da vitória final dos escolhidos, dos santos de DEUS e daqueles que foram e hão de ser resgatados por YESHUA ao longo da História. Assim, é permitido e interessante que façamos uma encenação desse acontecimento cósmico, ridicularizando a impiedade, a maldade, a injustiça, a trapaça, a satanás e a todos os demônios,  bem como a humanidade em rebelião contra DEUS. É por isso que satanás é ridicularizado no Halloween, com rabos, chifres e roupa cafona (lembre-se que ele não é descrito de forma tão vulgar na Bíblia, essa é uma forma ridicularizada). E, assim, a inutilidade da astúcia maligna do homem é ironizada e desprezada pela tinta grossa, pela caricaturização na Véspera que antecede o Dia em que se celebra a Vitória de Todos os Santos.  

Por isso, encerro este texto dizendo isso: praticamente não há nada que se possa aproveitar do CRISTIANISMO. Na verdade, se alguém quer vir ao Evangelho de CRISTO, necessariamente ele precisa se descristianizar e desaprender os erros da religião cristã para entender a CRISTO. Mas se há alguma coisa boa que se possa aproveitar dos escombros do CRISTIANISMO (eu disse cristianismo, o que é diferente da fé cristã), digo isso com sinceridade, essa alguma coisa boa é o HALLOWEEN, porque traz para nós uma rica herança cultural de uma importante verdade bíblica e para a qual não há celebração e memória dentro da cristandade: a celebração do Apocalipse e da vitória final dos escolhidos de DEUS.

Por isso, ao invés dessa besteira de ataques parecendo sobreviventes da Inquisição e herdeiros dos que deitavam gente nas fogueiras, é tempo de praticarmos e fortalecermos o Halloween, a Véspera do glorioso dia da vitória dos santos.
Ser contado entre os vencedores da festividade do Halloween e entre os que podem ridicularizar a satanás, a injustiça e a impiedade porque tem sobre si o Sangue do CORDEIRO e praticam a Palavra do Testemunho, me diz uma coisa: não é isso o que todo cristão verdadeiro nesse mundo quer???



Comentário para a figura: "Os fracos celebram o dia das bruxas. Os fortes conhecem a verdadeira história e celebram a Derrota do Dragão, a Supremacia dos Santos e a Vitória dos que não serão seduzidos para Armagedon!!!"

Feliz Halloween!!!!! 



Um comentário:

Daniel Veríssimo disse...

ótimo texto Thiago. Daqui um tempo vai virar livro, espero eu.